Angola e Índia avaliam estado das relações entre os dois países

Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da Índia acreditado em Angola, Vidhu Nair, avaliaram o estado actual da cooperação entre os dois países, com foco nos domínios político-diplomático, económico e comercial.

Na audiência concedida ao diplomata indiano, em Luanda, esta quinta-feira, os dois interlocutores analisaram vias para fortalecer as relações diplomáticas e aprofundar os mecanismos de cooperação bilateral entre os dois países.

Na ocasião, foram identificados sectores estratégicos e analisada a necessidade de reactivação da Comissão Mista Angola-Índia, visando dinamizar os instrumentos bilaterais de cooperação e incrementar as visitas de alto nível entre os respectivos governos.

O chefe da diplomacia angolana sublinhou o papel da Índia, enquanto parceiro relevante no desenvolvimento socio-económico de Angola, tendo destacado, em particular, a sua intervenção nos sectores da saúde e da energia, esclarece uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Por seu turno, o embaixador Vidhu Nair expressou a intenção do seu governo em expandir a cooperação para novas áreas, nomeadamente tecnologia digital, agricultura e aviação, com vista a criar parcerias que dinamizem o crescimento económico sustentável de ambas as partes.

No sector agrícola, reiterou a determinação da Índia em apoiar Angola na estruturação de uma estratégia que permita transformar o país num exportador de referência, com o intuito de explorar os recursos naturais e o potencial produtivo das suas terras aráveis, bem como o capital humano disponível.

A experiência indiana em superar desafios agrícolas semelhantes no passado poderá servir de modelo para o desenvolvimento deste sector, em Angola, frisou o diplomata indiano.

As relações diplomáticas entre Angola e a Índia foram estabelecidas, em 1985, e, actualmente, as relações comerciais entre os dois países registaram um crescimento notável.

Em 2023, o comércio bilateral atingiu 3,9 mil milhões de dólares, que correspondeu a um aumento de 23,7 por cento, em relação ao ano anterior, sendo a Índia o terceiro maior parceiro comercial de Angola, com cerca de 10 por cento do comércio externo do país, em virtude, principalmente, a importação de petróleo bruto angolano.

As exportações indianas para Angola totalizaram 452 milhões de dólares e englobam produtos refinados de petróleo, farmacêuticos, automóveis e máquinas eléctricas.

As empresas indianas têm investido ainda em sectores como hotelaria, agricultura, diamantes, plásticos e metalurgia, no mercado de Angola.

A comunidade indiana em Angola conta com aproximadamente cinco mil pessoas, que actuam em áreas como comércio, saúde, agricultura e indústria transformadora.

A Índia tem apoiado Angola em projectos de desenvolvimento, principalmente através de linhas de crédito e cooperação técnica, assim como tem oferecido bolsas de estudo a estudantes angolanos por meio do programa Indian Technical and Economic Cooperation (ITEC).